quarta-feira, 13 de maio de 2015

O tratamento e a reutilização do biogás

O uso alternativo e o tratamento do biogás são os temas da postagem dessa semana, caso não tenha visto a postagem da semana passada, vá até lá e entenda um pouco mais sobre o biogás, e depois volte para ler essa postagem.
O biogás é uma mistura de gases residuais da decomposição da matéria orgânica, e é um combustível gasoso com um conteúdo energético elevado semelhante ao gás natural, composto, principalmente, por hidrocarbonetos de cadeia curta e linear. Pode ser utilizado para geração de energia elétrica, térmica ou mecânica em uma propriedade rural, contribuindo para a redução dos custos de produção. (BIODIESELBR, 2015).
Além do reaproveitamento do que era antes desperdiçado, o biogás ocasiona uma redução no potencial de poluição do meio ambiente no que se refere ao efeito estufa.
“Entende-se por conversão energética o processo que transforma um tipo de energia em outro. No caso do biogás a energia química contida em suas moléculas é convertida em energia mecânica por um processo de combustão controlada. Essa energia mecânica ativa um gerador que a converte em energia elétrica. Há de se mencionar, também, o uso da queima direta do biogás em caldeiras para cogeração e do surgimento de tecnologias remanescentes, porém não comerciais atualmente, como a da célula combustível. As turbinas a gás e os motores de combustão interna do tipo "Ciclo - Otto" ainda são as tecnologias mais utilizadas para esse tipo de conversão energética” (COELHO, 2006).
Outra forma de aproveitamento do biogás é em forma de energia térmica, calor ou frio. Na produção rural, por exemplo, no aquecimento de instalações para animais muito sensíveis ao frio, ou utilizado para produção de água fria, através chillers de adsorção para refrigeração de instalações industriais ou comerciais (GEOKLOCK, 2014).
Ainda, pode-se utilizar o biogás como gás natural renovável (GNR), substituindo o gás natural tradicional ou o gás liquefeito de petróleo (GLP), que são extraídos de fontes não renováveis (GEOKLOCK, 2014). Assim, essa utilização contribui para aumentar a sustentabilidade ambiental, e para a redução da poluição, pois esse gás libera resíduos não tóxicos. Nesse intuito, já existe a produção de biogás através de efluentes líquidos do processamento do café, e é feita uma reserva e tratamento desses gases, para a utilização no processo de secagem do café, economizando, assim, uma quantidade elevada de energia e favorecendo, a já falada, sustentabilidade.
Hoje, o biogás é alvo de muita pesquisa e especulação, pois quanto maior a porcentagem de metano no biogás maior o seu rendimento energético, e assim busca-se atingir uma melhor qualidade desse combustível com fins energéticos.
Uso do biogás. Fonte: < http://www.geoklock.com.br/uso_do_biogas.html>. Acesso em: 11 de maio de 2015.


Referências:

BIODIESELBR. Biogás. Disponível em: <http://www.biodieselbr.com>. Acesso em: 11 maio 2015.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Aproveitamento Energético do Biogás de Aterro Sanitário. Brasília: 2010. Disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/politica-nacional-de-residuos-solidos/aproveitamento-energetico-do-biogas-de-aterro-sanitario. Acesso em 11 de Maio de 2015.
COELHO, Suani Teixeira et al. Geração de energia elétrica a partir do biogás proveniente do tratamento de esgoto. Proceedings of the 6. Encontro de Energia no Meio Rural, 2006.
GEOKLOCK. USO DO BIOGÁS. Disponível em: <http://www.geoklock.com.br/uso_do_biogas.html>. Acesso em: 11 maio 2015.
PRADO, Marco Antônio Calil; CAMPOS, Cláudio Milton Montenegro. Produção de biogás no tratamento dos efluentes líquidos do processamento de Coffea arabica L. em reator anaeróbico UASB para o potencial aproveitamento na secagem do café. Ciência e agrotecnologia, v. 32, n. 3, p. 938-947, 2008.

5 comentários:


  1. Grupo D
    Olá pessoal, outra forma bastante interessante para o utilização do biogás é o seu aproveitamento a partir das fezes das vacas, pois as vaquinhas leiteiras produzem uma grande quantidade de estrume, que atualmente pode virar adubo ou ser simplesmente descartado. No entanto, a tecnologia por trás do biogás permitiria colocar toneladas de bosta em um processo de digestão anaeróbica que teria gás metano como resultado. Talvez você não saiba, mas o metano nada mais é que gás natural, um interessante combustível.
    Referência:
    https://tecnoblog.net/25201/nova-esperanca-na-producao-de-energia-bosta-de-vaca/ acessado em 15 de maio de 2015.

    ResponderExcluir
  2. A reutilização do biogás é tão importante para a manutenção da qualidade do ar do nosso planeta. Estudos mostram que os próprios suinoculturistas podem fazer o “tratamento” desse gás. Infelizmente, é um processo que sai caro a curto prazo. Porém, em comparação a energia solar e até ao biodiesel, ele se torna bem competitivo. A Tabela mostra uma comparação entre os custos mínimo e máximo do biogás frente a outras formas alternativas de energia. Outra forma de aproveitamento do biogás seria sua utilização em micro turbinas, mas as mesmas apresentam um custo elevado e o seu tempo de vida operando com biogás ainda é baixo.
    SISTEMA............................ENERGIA(R$/MWh)
    Biogás................................67 a 190
    Fotovoltaico........................200 a 400
    Eólico..................................50 a 80
    Biomassa.............................40 a 70
    Motor Diesel.......................100 a 300
    Micro Central Hidrelétrica......20 a 40
    Fonte: Ministério de Minas e Energia -Prodeem(1999)

    SOUZA, Samuel N. Melegari de, PEREIRA, William Caldart and PAVAN, André Aparecido. Custo da eletricidade gerada em conjunto motor gerador utilizando biogás da suinocultura.. In: ENCONTRO DE ENERGIA NO MEIO RURAL, 5., 2004, Campinas. Proceedings online... Available from: . Acess on: 15 May. 2015.

    ResponderExcluir
  3. Grupo H
    A utilização do biogás se mostra muito vantajosa na produção de energia por diversos motivos. Além de reduzir a emissão de poluentes, a queima do biogás não gera resíduos, como a fuligem produzida em outros tipos de termoelétricas. O biogás é também uma alternativa ao GLP, o gás de cozinha, ao gás natural veicular, e a outras fontes que dependem de reservas naturais a serem descobertas. Sua quase independência de condiçoes climáticas favoráveis e as diversas fontes que possibilitam sua produção o tornam uma alternativa muito eficaz no que diz respeito a diversificação da matriz energética tão problemática atualmente.

    ResponderExcluir
  4. Grupo L:
    Então, como falado na postagem e nos comentários acima, a utilização do biogás como fonte de energia é muito importante. Em vista disso, muitos planos e metas já foram criados em todo o mundo. O MDL - Mecanismo de Desenvolvimento Limpo é um exemplo disso. Esse instrumento, que foi previsto no protocolo de Quioto, trata da viabilização do comércio de emissões de gases do efeito estufa, ou ainda, dos créditos de carbono. Assim, cada tonelada de gás que deixa de ser emitida ou retirada da atmosfera por um país em desenvolvimento é passível de ser negociada no mercado mundial de carbono criando um novo atrativo para a redução das emissões globais de GEEs. Esses créditos podem ser obtidos com a captação e tratamento do biogás em aterros sanitários ou estações de tratamento de efluentes, ou ainda com a queima de resíduos e aproveitamento energético do biogás.

    ResponderExcluir
  5. GRUPO E

    O biogás, basicamente mistura de hidrocarbonetos, é um subproduto do processo de bio digestão, processo realizado em um biodigestor anaeróbio e ainda muito caro. Porém, é um dinheiro investido que pode ter retorno direto na produção de energia elétrica e na forma de combustíveis. Porém, pode ter manifestações, inclusive na redução de gastos com a saúde pública, já que trata dejetos como fezes de animais que são fontes de contaminação, como é o caso de doenças como toxoplasmose, verminoses em geral, entre outras.
    REFERÊNCIA
    http://www.castelobranco.br/sistema/novoenfoque/files/13/artigos/12_BunoRoya_Biogas_Prof_Djalma_VF.pdf

    ResponderExcluir